Cursor from theGraphicBin.com

domingo, 31 de janeiro de 2010

BRINCOS DE PRINCESA

O seu nome científico é "Fuchsia", em homenagem ao médico e botânico Leonhart Fuchs, nascido na cidade alemã de Wemding, em 17.01.1501 e falecido em Tübingen, em 10.05.1566.
A flor é pertencente à família das onagráceas, da qual é o gênero mais conhecido.  São arbustos ascendentes (trepadeiras), que abrangem cerca de 125 espécies.  Originária das regiões banhadas pelo Oceano Pacífico, desde o México até o extremo sul argentino ( 120 espécies na América latina), estendendo-se até a Nova Zelândia ( 4 espécies), onde se encontra a mais exuberante das espécies (Fuchsia exorticata) que chega atingir 10 metros de altura.  Há, também, uma espécie encontrada no Taiti.  No Brasil destaca-se a Fuchsia integrifólia que atinge cerca de 8 metros de altura.
Suas folhas são verdes do tipo ovais, lanceoladas ou dentadas e algumas, como a Fuchsia triphylla, têm cor vermelho-púrpura no dorso.
As flores apresentam-se em inflorescências singelas e delicadas, pendentes, nas cores vermelhas e púrpuras, e laranja-escarlates que desabrocham de janeiro a abril.  Há inúmeras variedades híbridas cultivadas como ornamentais que se diferenciam pela combinação de suas cores: rosa e branco; rosa e vermelho; e rosa e púrpura.
A flor brinco-de-princesa prefere luz indireta, mas intensa. Não tolera local sombreado.  As regas devem ser moderadas.  No verão regar pouco, pulverizando as folhas com água freqüentemente.  A multiplicação é por estacas (pedaço do caule), no final da primavera ou no começo do outono.  Corte em diagonal um galho de mais ou menos 15 cm, com pelo menos duas gemas, eliminando-se as folhas inferiores e enterre 1/3 no solo.  A planta deve ser podada levemente em agosto e após ser reenvasada com um composto orgânico de boa qualidade.
A indicação da "Fuchsia regia", espécie típica da Mata Atlântica, como flor símbolo do Estado do RS (Decreto 38.400, de 16.04.98), foi fruto do seu aspecto de grande beleza plástica, fácil cultivo e seu potencial paisagístico.


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

GERÂNIOS


Gerânio é o nome genérico dado às espécies do gênero Pelargonium, pertencente à família Geraniaceae. A família compreende cerca de 11 gêneros e 800 espécies, muitas nativas de regiões temperadas e tropicais de altitude.

O gênero Pelargonium compreende 270 espécies disseminadas pela Europa, Ásia, América do Norte e África, sendo as mais exploradas: P. odoratissimimP. roseumP. graveolens e P. capitatum. É uma gênero originário da região sul da África, e está bem adaptada ao clima das regiões sul e sudeste do Brasil. Apresenta alta capacidade de hibridização, de modo que grande parte do material genético presente no Brasil é fruto de cruzamentos ocorridos naturalmente. Espécies de gerânio (Perlagonium spp) são amplamente empregadas pelo homem, seja para fins ornamentais, de aromatização ou extração de óleo essencial, taninos e tinturas.

O nome do gênero deriva da semelhança do seu fruto com o bico de uma cegonha, pelargos em grego. Esse gênero perdeu parte do o glamour adquirido na época Vitoriana, devido à sua popularização. Atualmente, é encontrado de forma maciça em parques e jardins, públicos e privados. No entanto, ainda há variedades pouco exploradas, atrativas e vistosas, com diversos tamanhos, formas e cores, muitas delas florescendo durante vários meses do ano e algumas apresentando folhas de aroma agradável.

É considerada uma flor alegre e simpática. Por tal razão, é vista colorindo janelas e jardins desde o século XVIII. Apresenta ainda outras utilidades além da paisagística: transforma-se em óleo essencial e em perfumes, sendo que as folhas de algumas variedades comestíveis são usadas como guarnição para determinados pratos. Seu óleo encontra amplo emprego nas indústrias de perfumaria, de cosméticos e de sabões.




LÍRIOS


A sua forma alongada e elegante é composta por seis pétalas que se reúnem em forma de hexágono, simbolizando, também, os níveis superiores da inteligência.
O lírio é originário da Europa, Ásia e América do Norte. Algumas espécies são nativas dos trópicos, de regiões com altitude elevada. Porém, todas as espécies existentes hoje são originárias de vários cruzamentos entre si, dando origem a inúmeras variedades e cores: são os chamados lírios híbridos.
Os lírios pertencem à família das Liliáceas e os principais grupos são:
Lírios Orientais - caracterizados pelos que apresentam mais perfume e flores grandes;
Lírios Asiáticos - com flores menores, quase sem perfume, mas com cores fortes e bem variadas;

ORQUIDEAS


Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais. Majoritariamente epífitas, as orquídeas crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio para buscar luz; não são plantas parasitas, nutrindo-se apenas de material em decomposição que cai das árvores e acumula-se ao emaranhar-se em suas raízes. Elas encontram muitas formas de reprodução: na natureza, principalmente pela dispersão das sementes mas em cultivo pela divisão de touceiras, semeadura in-vitro ou meristemagem.
A respeito da enorme variedade de espécies, pouquíssimos são os casos em que se encontrou utilidade comercial para as orquídeas além do uso ornamental. Entre seus poucos usos, o único amplamente difundido é a produção de baunilha a partir dos frutos de algumas espécies do gênero Vanilla, mas mesmo este limitado pela produção de um composto artificial similar de custo muito inferior. Mesmo para ornamentação, apenas uma pequena parcela das espécies é utilizada, pois a grande maioria apresenta flores pequenas e folhagens pouco atrativas. Por outro lado, das espécies vistosas, os orquidicultores vêm obtendo milhares de diferentes híbridos de grande efeito e apelo comercial.
Apesar da grande maioria das espécies não serem vistosas, o formato intrigante de suas flores é muito atrativo aos aficcionados que prestam atenção às espécies pequenas. Como nenhuma outra família de plantas, as orquídeas despertam interesse em colecionadores que ajuntam-se em associações orquidófilas, presentes em grande parte das cidades por todo o mundo. Estas sociedades geralmente apresentam palestrasfrequentes e exposições de orquídeas periódicas, contribuindo muito para a difusão do interesse por estas plantas e induzindo os cultivadores profissionais a reproduzir artificialmente até espécies que poucos julgariam ter algum valor ornamental, contribuindo para diminuir a pressão sobre a coleta das plantas ainda presentes na natureza.


TULIPAS


tulipa L. é um gênero de plantas angiospermas (plantas com flores) da família das liláceas.
Com cerca de cem espécies, as tulipas têm folhas que podem ser oblongas, ovais ou lanceoladas (em forma de lança). Do centro da folhagem surge uma haste ereta, com flor solitária formada por seis pétalas. Cores e formas são bem variadas. Existem muitas variedades cultivadas e milhares de híbridos em diversas cores, tons matizados, pontas picotadas, etc.
O bulbo contém alcalóides termoestáveis e cristais de oxalado de cálcio. Manipulados liberam um pó que pode provocar conjuntivitesrinites e até crises de asma.



ANTURIOS

A flor do antúrio, na verdade, é bem pequena, alcançando o tamanho da cabeça de um alfinete. A parte colorida e exótica, que normalmente achamos que é a flor, na verdade é uma inflorescência, ou seja, o conjunto formado pela espádice - espiga onde brotam as minúsculas flores - e espata do antúrio - a bráctea colorida, ou a folha modificada. As verdadeiras flores do antúrio são os pontinhos amarelos que brotam na espigaEsta peculiaridade é um artifício da natureza: quando as flores são pouco significativas, a natureza produz folhas modificadas ou brácteas coloridas para atrair insetos e outros agentes polinizadores. Isso também ocorre com as flores do bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima) e da primavera (Bougainvillea spectabilis),por exemplo.


                    Imagem:www.riototal.com.br/jardinagem/jardinagem001-anturio2.jpg

MARGARIDAS

Margarida é o nome popular comum a uma grande variedade de plantas (e flor respectiva, ou melhor, a sua inflorescência). Na verdade, não existe grande concordância entre os autores quanto à utilização deste nome, que apresenta muitas variantes. Há mesmo aqueles que designam de "margarida" qualquer planta da família das Compostas. Além do mais, esta designação é por vezes apresentada como sinónimo de bem-me-quermalmequerbonina, etc, que, por sua vez, são também nomes utilizadas para espécies diversas que nem sempre coincidem.











CRAVOS


craveiro (Dianthus caryophyllus), é uma planta herbácea, pertencente à família Caryophyllaceae, gênero Dianthus, que alcança até um metro de altura. As suas flores são denominadas cravos.
Uma característica desta planta, além da forma peculiar de suas flores, é o caule reto, com várias ramificações. As flores apresentam muitas tonalidades, do branco ao vermelho, passando pelo amarelo e pelo rosa. À mesma família das cariofiláceas, pertence a cravina ou cravo-bordado (Dianthus plumarius), cujas pétalas abundantes emergem de seu cálice verde e tubular. Nos trópicos a cravina só se reproduz em grandes altitudes. A espécie Dianthus fimbriatus, originária da Europa, é cultivada em grande escala na América do Sul.
Certas variedades exalam um aroma delicado, motivo pelo qual são utilizadas na fabricação de perfumes. Os cravos reproduzem-se por meio de sementes, e necessitam de solo quente, sem excessiva umidade.
Em Portugal o cravo-vermelho é o símbolo da Revolução dos Cravos (25 de Abril de 1974). Símbolo das mães em vida e os cravos brancos o símbolo das mães que já partiram (Anna Jarvis).





ROSAS


rosa (Rosa spp) é uma das flores mais populares no mundo, cultivada desde a Antigüidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5.000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos. Cientificamente, as rosas pertencem à família Rosaceae e ao gênero Rosa L., com mais de 100 espécies, e milhares de variedadeshíbridos ecultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maior parte das vezes, são solitárias. Apresentam originalmente 5 pétalas, muitos estames e um ovário ínfero. Os frutos são pequenos, normalmente vermelhos, algumas vezes comestíveis.
fonte: www.pt.wikipedia.org/wiki/Rosa