Cursor from theGraphicBin.com

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

GERÂNIOS


Gerânio é o nome genérico dado às espécies do gênero Pelargonium, pertencente à família Geraniaceae. A família compreende cerca de 11 gêneros e 800 espécies, muitas nativas de regiões temperadas e tropicais de altitude.

O gênero Pelargonium compreende 270 espécies disseminadas pela Europa, Ásia, América do Norte e África, sendo as mais exploradas: P. odoratissimimP. roseumP. graveolens e P. capitatum. É uma gênero originário da região sul da África, e está bem adaptada ao clima das regiões sul e sudeste do Brasil. Apresenta alta capacidade de hibridização, de modo que grande parte do material genético presente no Brasil é fruto de cruzamentos ocorridos naturalmente. Espécies de gerânio (Perlagonium spp) são amplamente empregadas pelo homem, seja para fins ornamentais, de aromatização ou extração de óleo essencial, taninos e tinturas.

O nome do gênero deriva da semelhança do seu fruto com o bico de uma cegonha, pelargos em grego. Esse gênero perdeu parte do o glamour adquirido na época Vitoriana, devido à sua popularização. Atualmente, é encontrado de forma maciça em parques e jardins, públicos e privados. No entanto, ainda há variedades pouco exploradas, atrativas e vistosas, com diversos tamanhos, formas e cores, muitas delas florescendo durante vários meses do ano e algumas apresentando folhas de aroma agradável.

É considerada uma flor alegre e simpática. Por tal razão, é vista colorindo janelas e jardins desde o século XVIII. Apresenta ainda outras utilidades além da paisagística: transforma-se em óleo essencial e em perfumes, sendo que as folhas de algumas variedades comestíveis são usadas como guarnição para determinados pratos. Seu óleo encontra amplo emprego nas indústrias de perfumaria, de cosméticos e de sabões.




Nenhum comentário: